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Rafael Adorno, um intraempreendedor em destaque na Hidrovias do Brasil

Intra em Destaque

A série Intraempreendedor em Destaque traz nessa semana as repostas de Rafael Adorno, Supervisor de Manutenção na Hidrovias do Brasil, líder do projeto que desenvolveu uma solução tecnológica inovadora para proporcionar mais segurança às pessoas a bordo dos rebocadores da companhia.
“A perseverança e a confiança na nossa ideia foram fundamentais. O percurso foi desafiador, aprendi novas habilidades e conheci pessoas incríveis com ideias brilhantes.”

Qual foi a visão geral do projeto?

O projeto busca implementar Válvulas de Fechamento Rápido (VFR) para isolar problemas no sistema de refrigeração de Alta Temperatura dos motores geradores de nossos rebocadores diesel-elétricos, com o objetivo de prevenir perdas de refrigerante, evitar desligamentos de segurança dos motores e melhorar a segurança e a continuidade operacional.

Como você se envolveu neste projeto?

Após dois episódios de apagões nos meses anteriores, tornou-se evidente a necessidade urgente de encontrar uma solução que ajudasse os tripulantes a navegar com segurança.

Que problema você buscava resolver?

Nossos rebocadores diesel-elétricos (motores geradores + propulsão elétrica) possuem um circuito comum de refrigeração de água de alta temperatura e um único tanque de compensação para os três motores geradores. Devido a esse design, qualquer perda de água interna ou externa em um motor pode afetar todo o sistema, provocando perda de pressão, aumento de temperatura e, consequentemente, um desligamento de segurança. Isso poderia levar a um apagão total (deixando o navio sem energia), fazendo com que o rebocador perdesse propulsão e controle, aumentando o risco de uma tragédia.

Qual foi a solução encontrada?

A solução proposta consiste em um sistema automatizado de monitoramento que aciona válvulas de fechamento rápido nas entradas e saídas dos motores. Isso permite isolar o motor afetado sem comprometer os demais, garantindo a continuidade da operação e evitando situações críticas durante a navegação.

Como essa solução foi desenvolvida?

O primeiro passo foi identificar a necessidade de isolar os motores. Com isso, consultamos técnicos especialistas para definir os parâmetros que tornariam o monitoramento mais eficiente para os automatismos. Além disso, aproveitamos as tecnologias já disponíveis no rebocador e implementamos melhorias adicionais.

Quais desafios você enfrentou durante o processo?

O principal desafio foi determinar em qual ponto do circuito de refrigeração deveríamos medir os parâmetros adequados, quais tecnologias de sensores utilizar e como desenvolver a lógica de funcionamento do sistema, considerando tanto a operação normal quanto eventuais problemas que não deveriam acionar o sistema de segurança indevidamente.

Que aprendizados você adquiriu e gostaria de compartilhar com outros empreendedores?

A perseverança e a confiança na nossa ideia foram fundamentais. Houve momentos em que, devido às responsabilidades diárias, ficava difícil encontrar tempo para desenvolver o projeto. Chegamos até a duvidar da nossa ideia e pensar em desistir. No entanto, recebemos apoio, persistimos e refinamos nossa proposta, conseguindo nos destacar com a solução apresentada.

Olhando para trás, que sensação essa experiência lhe deixa?

Foi gratificante desenvolver uma solução tecnológica inovadora que proporcionará mais segurança às pessoas a bordo. O percurso foi desafiador, aprendi novas habilidades e conheci pessoas incríveis com ideias brilhantes.

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