Neste artigo, vamos aprofundar o case das lavanderias Omo, um sistema de franquias lançado pela Unilever em 2020 que já chegou ao mercado com um objetivo ambicioso: se tornar a maior e melhor rede de lavanderias do Brasil nos próximos cinco anos. Confira os detalhes!

7º CASE: LAVANDERIAS OMO PELA UNILEVER
Sobre a Unilever

A Unilever é uma multinacional britânica-neerlandesa de bens de consumo cossediada em Roterdã, nos Países Baixos, e em Londres, no Reino Unido. Seus produtos incluem alimentos, bebidas, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal. Entre as marcas tradicionais da Unilever no país estão: Axe, Becel, Cif, Closeup, Comfort, Dove, Hellmann’s, Knorr, Lifebuoy, Lipton, Lux, Omo, Rexona, Seda, Surf, Tresemmé, Unilever Food Solutions, Vim, Ala, Arisco, Brilhante, Clear, Maizena, Sun, Vasenol, Fofo, Kibon, Mãe Terra, Simple e Suave.
Lavanderias Omo

Origem
A OMO Lavanderia foi concebida através da aquisição pela Unilever das operações do Grupo Acerte – rede de lavanderias detentora das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Linha e Bainha Costuras, Inova Lavanderia Industrial e Laundry 4 You Lavanderia em Condomínios.
Em 2019, a Unilever já havia lançado um serviço próprio da marca OMO para lavar e passar roupas em áreas comuns de condomínios residenciais, a Omo Lavanderia Compartilhada. Além disso, no mesmo ano, comprou a Rede de microfranquias Mania de Passar, que foi rebatizada de Omo Passa Fácil.
A Unilever optou pelo Brasil para sua estreia no ramo de franquias com a aquisição de uma rede local de lavanderias seguindo a estratégia global de ampliar as soluções nos setores de saúde e higiene pessoal, que tiveram um aumento de demanda após a pandemia da Covid-19.
O que é e como funciona o negócio

A OMO Lavanderia oferece quatro tipos de serviços dentro do guarda-chuva de cuidados com as roupas:
- OMO Lavanderia Especializada: a empresa é responsável por todo o processo desde delivery ao cuidado com itens da casa, como tapetes, cortinas, vestidos de noiva etc.
- OMO Lavanderia Express: a empresa indica lavanderias próximas ao consumidor, oferecendo também a opção de cesto de roupas.
- OMO Lavanderia Self-Service: o cliente faz todo o processo sozinho, com acesso a máquinas profissionais.
- OMO Costura: além da lavagem, também são oferecidas soluções de reparo, reforma, costura e bainha das roupas.
O grande objetivo da Unilever com este negócio é oferecer uma gama completa de serviços dentro do seu core business, que corresponde ao cuidado com as roupas. A Omo Lavanderia consegue englobar soluções de lavagem para o dia a dia e cuidados especiais para roupas de difícil lavagem como enxoval de bebê, vestidos de noiva, vestidos de festa e até limpeza de sofá, tapetes e cortinas. Para os franqueados, a Omo Lavanderia possui modelos de franquias variados para atrair e atender a parceiros de negócios de diferentes perfis de investimento.
Conforme Eduardo Campanella, vice-presidente de Marketing da Unilever, “a OMO Lavanderia visa transformar a relação do cliente com as lavanderias profissionais, democratizando e simplificando o serviço, sem abrir mão da qualidade e conveniência”.
Além desses serviços, a solução possibilita que o consumidor escolha, acompanhe e faça toda a transação financeira no app OMO Lavanderia. Por meio da tecnologia, a rede espera, em pouco tempo, expandir suas soluções, facilidades e sua participação de mercado frente à concorrência. Hoje, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a maior rede de franquias de lavanderias no Brasil é a 5àSec, que fechou 2019 com 449 unidades.
Projeções e resultados
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Para atingir a meta de ser a maior franquia do setor no país nos próximos cinco anos, a rede pretende converter as que já existem e abrir franquias da Omo Lavanderia em locais de grande circulação de pessoas, como shopping centers e hipermercados. O plano ainda contempla a possibilidade de multiplicar a rede de franquias em cerca de quatro vezes nesses cinco anos.
Se, por um lado, a Unilever desistiu da meta global de crescimento de 3% a 5% das vendas neste ano, devido aos efeitos da pandemia, por outro, vê a entrada na franquia de lavanderias como uma oportunidade de aumentar receitas aproveitando um nicho ainda pouco explorado no Brasil, um de seus maiores mercados globais.
Segundo dados coletados pela Unilever, atualmente apenas 4% das famílias brasileiras usam lavanderia especializada, mas a expectativa é a de que esse nível suba para 30% nos próximos anos.
O negócio de franquias no Brasil será um teste para a empresa estudar a possibilidade de expansão para outros dos 163 países onde está presente com marca.
Fontes:
moneytimes.com.br
revistapegn.globo.com
startupi.com.br