fbpx

Série Startups Corporativas: B.Blend na Whirlpool

Hoje, você vai saber em detalhes como foi o processo de implantação da B.Blend dentro da Whirlpool,  grupo líder em eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, presente no Brasil com as marcas Brastemp, Consul, KitchenAid, Compra Certa e B.blend. Confira!

6º CASE: STARTUP B.BLEND DENTRO DA WHIRLPOOL

Sobre a Whirlpool

A Whirlpool Corporation no Brasil é o núcleo de eletrodomésticos da Whirlpool S.A., subsidiária da Whirlpool Corporation – líder em eletrodomésticos para cozinha e lavanderia. 

No Brasil, o grupo detém as marcas Brastemp, Consul, KitchenAid, Compra Certa e B.blend, com três fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de um centro administrativo em São Paulo (SP), 4 centros de tecnologias, 23 laboratórios, 3 centros de distribuição e aproximadamente 11 mil colaboradores.

Os eletrodomésticos Brastemp, Consul e KitchenAid são resultados de grandes investimentos em pesquisa, inovação e tecnologia, que giram em torno de 3% a 4% do faturamento anual da empresa. 

Os eletrodomésticos são exportados para mais de 70 países, sendo que a América Latina é um dos principais mercados consumidores da Whirlpool no mundo. Além disso, as marcas Brastemp e Consul são líderes em preferência no Brasil, representando juntas quase metade do mercado.

B.Blend em detalhes

Leia também > Série Startups Corporativas: Xiameter na Dow Corning

A B.blend Máquinas e Bebidas S.A. foi criada em 2014, fruto de uma joint-venture com a Ambev. Já chegou com um diferencial de mercado, sendo a primeira máquina de bebidas all-in-one do mundo a oferecer mais de 10 diferentes tipos de categorias ao toque de um botão e mais de 35 sabores de bebidas. A máquina possui um cilindro de CO2 e um filtro. Funciona também como purificador de água e oferece a bebida gaseificada. 

O produto ganhou destaque na XC Conferência ANPEI, na 5ª Bienal Brasileira de Design em Florianópolis e ficou em 1º lugar na categoria Eletroeletrônicos do 29º Prêmio Design MCB.

Vantagens

O consumidor tem a conveniência de, em uma única máquina, escolher e preparar refrigerantes, como Guaraná Antarctica, Sukita e Soda; sucos 100% naturais; néctares; frapês; chás quentes e gelados; energy drink, como Fusion; chocolate quente; chás; cafés e até drinks sem álcool. A compra de cápsulas pode ser feita on-line ou por um app com modelo de assinatura.

A fábrica da B.Blend conta com a maioria dos seus processos automatizados, desde o recebimento da matéria-prima até a formação das caixas de cápsulas. Ela adota um processo produtivo com tecnologia de ponta e soluções exclusivas para fabricação de cápsulas no Brasil. Uma das principais inovações da planta é a versatilidade de produzir e envasar mais de 10 categorias de bebidas na mesma linha de produção de forma asséptica. Segundo Omar Zeyn, CEO da B.blend, as cápsulas são compostas de concentrados líquidos com método de envase asséptico que permite oferecer bebidas 100% naturais, sem necessidade da adição de conservantes e armazenamento refrigerado, um processo inédito no país.

Cultura de Inovação e resultados

A Whirlpool tem a inovação como princípio norteador para todas as soluções que oferece ao mercado e também na estruturação de novos processos dentro da empresa. A sustentabilidade é um dos pilares que permeiam essa inovação. Além dos processos internos, apoiados por 23 laboratórios e 4 centros de tecnologia – Cooking, Ar Conditioning, Laundry and Refrigeration –, a empresa desenvolve projetos colaborativos com parceiros como universidades, centros de tecnologia e startups.

Desde 2010, a empresa usa a ferramenta Metodologia Design for Environment (DFE), que traça o perfil ambiental de cada solução através de uma análise de todo o ciclo de vida, com base na minimização de emissão de CO2, eliminação de substâncias nocivas, uso sustentável da água e conservação de recursos, gerando indicadores para o monitoramento e aprimoramento dos produtos.

A B.Blend tem 26,5% do seu faturamento proveniente de produtos de inovação. Entre 2007 e 2011, foram 50 projetos em fase de desenvolvimento nos laboratórios e centros de tecnologia da empresa, representando um crescimento de 76% na participação de produtos de inovação.

Outro fator interessante é em relação ao número de patentes. É a única empresa de eletrodomésticos do país a ter o selo de alto renome do INPI para as marcas Brastemp e Consul. De 2013 a 2016, foi a companhia que mais depositou patentes no Brasil. Hoje, além das 200 patentes já registradas, mais 128 pedidos estão em processo de registro, 57 no Brasil e 71 no exterior.

Programa de inovação

Desde 2014, o Programa Inova Talentos faz um processo de seleção e capacitação de jovens pesquisadores graduados, mestres e doutores. Na primeira edição do programa, foram mais de 50 bolsistas.

Em 2015, a empresa se planejou para a implementação da indústria 4.0. Objetivando a troca de informações de forma digital, instantânea e dinâmica, a indústria 4.0 promove a integração de tecnologias já existentes, de uma maneira produtiva que visa antecipar e evitar defeitos, perdas de produção e qualquer desperdício. Em 2018, a B.Blend instalou 6 robôs colaborativos e desenvolveu 4 processos de alto investimento adquiridos no conceito ágil – alta flexibilidade, modularidade e escalabilidade –, vários veículos autoguiados e sistemas de gerenciamento de materiais instalados, sistemas de teste de medição sem contato, sistemas de visão e detecção de ruído e definição de padrões na camada de IIOT (Industrial Internet of Things).

Somente em 2017, a B.Blend fez cerca de 200 lançamentos, representando um acréscimo de 30% em relação a 2016.

Fontes:

whirlpool.com.br

www.bblend.com.br

Tags relacionadas:

Talvez você goste:

plugins premium WordPress